quinta-feira, 31 de julho de 2014

resenha - Free!! (as duas temporadas) - explicando e desvendando mitos (Demorei, mas voltei!!)

E voltei a escrever alguma coisa aqui depois de um ano parada... Não que eu quisesse ter parado de escrever, mas estava com a vida corrida, como sempre... =.=”


Decidi aproveitar a nova temporada de animes e falar de Free!!, que está tendo sua segunda temporada. Vou começar da primeira temporada e depois passar pra segunda (Eternal Summer). Alerta de spoilers (embora vá tentar manter o mínimo possível).



Comecei a assistir com muitos pré-conceitos. Fato. Torcendo o nariz pra tudo, até mesmo pra abertura que é muito boa, “Rage on”. Já achava que era uma anime cheio de fan service de garotos musculosos que nadam antes de começar a assistir, ai no primeiro episódio, me aparecem eles crianças com umas vozes que eu queria chorar. Não que as seiyuus tivessem sido ruins, mas mesmo para crianças, achei aquelas vozes muito afeminadas (ainda acho >.<). Além disso, parecia que os principais consistiam de um cara sem expressão (Nanase Haruka), um medroso (Tachibana Makoto), um idiota reclamão mal-humorado (Matsuoka Rin), um cara que esqueceu que cresceu e ainda age como criança (Hazuki Nagisa) e um cara X que nem deu as caras, a não ser na abertura (Ryugazaki Rei). Como minhas opiniões mudaram conforme os episódios foram passando (menos sobre o Rin)...

Bem, então o que temos é: quatro amigos participaram de uma competição de revezamento medley quando crianças, mas acabaram se separando com o tempo, sendo que um deles vai até pra fora do país (Rin vai para a Austrália). Acabam se reencontrando no colegial, mas há certas mudanças nas antigas relações, além disso, há também a parte de se divertir nos últimos anos antes da faculdade. E é ai que Free!! brilha. A maneira com que os garotos vão vivendo os dias do colegial, participando de um clube e recrutando membros para este, treinando e, mais importante de tudo: crescendo, amadurecendo.

É óbvio que vão ter milhares de casais dos garotos pela internet, e a própria produtora (Kyoto Animation, KyoAni para os íntimos rs) fica jogando com isso (marketing pra que te quero), mas não há NADA, absolutamente NADA confirmado. Então, se acham que isso é yaoi, não, não é, vão assistir Sekaiichi Hatsukoi, Junjou Romantica ou LOVE STAGE!! (o primeiro é mais comédia do que romance – o que entristeceu muito vários fans, o segundo tem mais romance – embora eu não possa dizer muita coisa sobre ele, já o terceiro está passando nessa temporada – comecei a assistir achando que era shoujo... poxa, um dos principais se veste de mulher numa boa parte do primeiro episódio!), recomendo Sekaiichi Hatsukoi, ri horrores e revendo-o pra escrever esse post, estou realmente inclinada em escrever sobre ele (hihihi quem sabe eu não crio coragem – e vergonha na cara pra postar mais coisas com mais frequência). Bem, voltando a Free!!, relaxem, garotos, não é homem X homem, então não precisam dar piti dizendo “Só tem gay nisso!” (e dai se só tivesse gay mesmo? Se a história é boa, tudo bem, ué. Ou vão me dizer que não assistem Game of Trones? Ou fecham os olhos quando tem uma cena homo? Ah, poupem-me dessa atuação de “sou homem” – sqn, e eu voltei a divagar, desculpe... esses assuntos de hetero e homo são delicados e acho melhor tentar me abster disso, por mais que já tenha tacado parte da minha opinião aqui >.<”).

Diferente de Kuroko no Basket, vou falar um pouco de cada personagem (os cinco principais):


Começando pelo principal, Nanase Haruka (sem esquecer que eu digito os nomes na ordem japonesa, primeiro o sobrenome).É o vice-capitão do clube de natação da escola Iwatobi e só pratica nado livre (crawl). Não gosta de ser chamado de Haru-chan e parece uma pessoa que se importar com a água (e se é possível se atirar nela para nadar) mais do que com qualquer outra coisa. E isso é verdade, no início. Apesar de não superar sua paixão por água (ainda bem, pois é o que faz de Haru, o Haru), ele passa a entender e sentir o quão importantes são as pessoas a sua volta. Haru não é bom com palavras (e ser o melhor amigo de Makoto não ajuda muito, pois este sempre entende o que o outro quer com basicamente só o olhar), mas há vários momentos em que consegue transmitir seus sentimentos por palavras e é sempre aconchegante assistir essas cenas, pois vemos o crescimento do personagem. Outro ponto alto são os olhos, que refletem o que ele sente, diferente do resto do rosto.


Temos depois o capitão do time de natação de Iwatobi e melhor amigo de Haru, Tachibana Makoto. Sua especialidade é nado de costas, mas também nada peito e crawl. É uma pessoa extremamente gentil e que pensa muito na felicidade e bem-estar dos outros, mas tem medo de histórias/filmes de terror e lugares que aparentam ser mal-assombrados. Consegue se comunicar com Haru só com o olhar e é quem evita o outro de ficar pulando em tanques d'agua, piscinas, praticamente qualquer coisa que contenha água o suficiente pra entrar o corpo inteiro. Tem um casal de irmãos mais novos gêmeos.


Ryugazaki Rei só sabe nadar borboleta, mas se esforça pra aprender os outros tipos. É um ano mais novo que Haru, Makoto e Rin, além de estar na mesma classe que Nagisa. Fazia parte do time de atletismo e salto com vara, mas decidiu entrar pro clube de natação depois de ver Haru nadar. Tem um grande apego sobre o que é belo (embora seu conceito de beleza pode ser duvidoso em certos momentos) e teorias (que nem sempre dão certo). Tem grande papel em ajudar a reaver a amizade entre os outro quatro.


Hazuki Nagisa tem um jeito um tanto quanto infantil (pois tem três irmãs mais velhas) e seu estilo pricipal é o nado de peito, embora saiba nadar crawl e borboleta (que é o seu ponto fraco). Sempre tem idéias que considera 'divertidas' e foi quem deu a idéia de formarem o clube de natação, além de tentar recrutar Rei. Tem costume de adicionar "-chan" nos nomes das pessoas.


Matsuoka Rin é o único do grupo principal que não está estudando em Iwatobi. Foi pra Auatrália quando criança e voltou pro Japão, entrando no colégio Samezuka. Na primeira temporada é um personagem que achei realmente irritante, que desconta a própria incapacidade nos outros e quando consegue atingir algum objetivo, pisa nos demais. Depois, dá uma tranformada de 180º e se torna alguém muito agradável de se acompanhar. Tem uma irmã mais nova, Gou. Se especializou em nado livre e borboleta.

Coisas legais de saber:

Cada um deles é representado por um animal: golfinho, orca, borboleta, pinguim e tubarão (Haru, Makoto, Rei, Nagisa e Rin, respectivamente).

Embora no Japão se tenha muitos nomes unissex (e os nomes deles sejam unissex), geralmente são nomes dados as meninas (o contrário ocorre com Gou). Como exemplo, temos Alisson, que pode ser tanto pra homem quanto pra mulher, mas no Brasil costuma-se colocar nos meninos.


Quanto aos seiyuus, todos foram fantásticos (mesmo não gostando das vozes da época de crianças, não foi um trabalho que tenha deixado a desejar). Os encerramentos (das duas temporadas) foram cantados pelos cinco (como o grupo STYLE FIVE), Suzuki Tatsuhisa cantou as aberturas (banda OLDCODEX) e mesmo sendo a primeira vez com um personagem como o Makoto foi muuuuito bom, Shimazaki Nobunaga foi um Haru que conseguia dosar as emoções nas poucas frases ditas, Hirakawa Daisuke foi um Rei gentil e engraçado, Yonaga Tsubasa de vez em quando me fazia achar que Nagisa era dublado por uma mulher (Yonaga-san é um homem, gente) e Miyano Mamoru foi um Rin que dava vontade de chutar e mais tarde, de fazer carinho na cabeça (rs).

Deem uma chance para este anime, ele fala basicamente de amizade e amadurecimento num nível que não envolve entrar numa guerra contra várias organizações (sim, estou falando de One Piece e Naruto), mas sim sobre o dia-a-dia, envolvendo até mesmo a insegurança do futuro depois do colegial (trabalar ou entrar em uma universidade, qual universidade prestar, o que vai acontecer com seus amigos, etc).

Fechando o post, a segunda tempora de Free!! chegou e eu estava ansiosa pra ver como seria a interação dos personagens, até onde eu vi (episódio 5), não me decepcionou. Houve a entrada de outro personagem, Yamazaki Sousuke, mas não tenho uma opinião sobre ele, que às vezes é legal, outras parece o Rin da 1ª temporada...

Até algum dia desses! E obrigada por lerem! *o*


P.S. Retirei essas imagens e a maioria da imagens dos meus outros posts da internet (google é o que há =P), por isso, créditos as pessoas que fizeram as imagens e/ou postaram.